domingo, 11 de setembro de 2011

As Divindades Escravizadas (Parte 1)

Entre 2008/2009, a imprensa mundial voltou toda sua atenção para um inusitado e polêmico casal: Madonna & Jesus Luz. Por trás de fofocas e de notícias inúteis, Madonna e Jesus Luz apresentam um simbolismo variado e complexo onde essas celebridades incorporam arquétipos de divindades diversas, sincretizando uma espécie de culto moderno com antigas tradições pagãs. Nestes dois artigos vamos explorar um pouco desse simbolismo oculto ao redor dessas personalidades, apontando diversos fatos sincromísticos.
Madonna em imagem promocional do filme Procura-se Desesperadamente Susan (de 1985). É impossível não notar a pirâmide com o olho que tudo vê - símbolo máximo da elite ("Illuminati"). O casaco é uma parte importante do filme, pois sua dona é justamente a personagem de Madonna - que na época do filme estava apenas iniciando sua carreira. O filme foi de grande sucesso e contribuiu para alavancar a imagem de Madonna à status de artista pop. O símbolo na jaqueta é uma sugestão de onde sua fama foi concedida.

A relação de Madonna com Jesus Luz durou tempo o suficiente para que a imagem do casal se fixasse no imaginário popular. O casal tornou-se polêmico pelo fato de Jesus Luz ser de origem brasileira e pela diferença de idades. Madonna interessou-se por Jesus através de um ensaio fotográfico realizado em 2008 no Brasil, pelo fotógrafo e diretor Steven Klein (que quase sempre aborda temas ocultos pesados em seus vídeos e sessão de fotos, como: tortura, desumanização e traumas - técnicas relacionadas com controle mental, além de cenas ritualísticas com direito à magia negra). Jesus Luz foi um dos modelos selecionados para participar desse ensaio junto de Madonna, que viria a se interessar pelo modelo por causa de seu nome incomum.

Apesar da estranha coincidência entre os nomes das duas celebridades, a mídia nunca deu real atenção a isso. Como tudo na mídia e na indústria cultural atualmente, podemos refletir acerca de coincidências como essas, nos símbolos temáticos encontrados ao redor desses artistas, onde encontramos referências à mitologia de vários povos antigos, incorporando símbolos arquétipos relacionados aos antigos cultos de fertilidade e a fenômenos astrológicos significativos para esses povos.

Contudo, para entendermos quão significativo foi o relacionamento entre essas duas celebridades, precisamos analisar a peça-chave fundamental dessa história e para isso, faremos em nossa primeira parte do artigo uma espécie de dicotomia na vida e na carreira de Madonna.

 "MATERIAL GODDESS"?
O nome "Madonna" por si já apresenta um forte indício da sua relação simbólica com o sacro-santo. Madona é o nome dado à representação artística da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, em pinturas e esculturas. O termo italiano deriva-se de "mia dona" e significa "Minha dona", "minha mãe", etc. Não obstante, sua carreira é permeada por imagens religiosas.
Eu tenho apontado diversas vezes em posts anteriores que todo o trabalho de um artista (ou celebridade) é significativo para sua ascensão na fama. Talvez Madonna seja o melhor exemplo disso na música pop. Em seus vídeos e apresentações, é possível encontrar alguns temas e símbolos esotéricos flagrantes. Esses símbolos ajudaram a construir, durante toda a carreira de Madonna, o status de "deusa" ou "rainha do pop", atrelando suas músicas e sua imagem com temas mitológicos ancestrais, dando-lhe uma roupagem completamente nova (volto a dizer que esses símbolos, esotéricos ou não, não são "do mal". Independente de qual seja o verdadeiro significado, é inegável que eles estão lá, definitivamente). Enfim, ao lado de uma narrativa relativamente resumida da vida de Madonna e de sua relação com a indústria, vamos começar explorando o básico, desde o início de sua carreira.

Madonna Louise Ciccone chegou à cidade de Nova Iorque em 1979 com apenas 35 dólares no bolso e um sonho de se tornar dançarina profissional. Após alguns empregos, conseguiu entrar em um curso de dança. Nesse período Madonna recebeu um convite e aceitou participar de um filme de baixo orçamento chamado "Um Certo Sacrifício" (lançado em 1985). No filme, Madonna interpreta uma dominatrix que possui uma "família" de "escravos sexuais". Sua personagem é estuprada e ela decide se vingar armando uma armadilha para o estuprador com sua "família". Eles sequestram o estuprador, levando-o para debaixo da ponte de Brooklin, onde dentro de um teatro realizam um estranho sacrifício satânico (de acordo até com a Wikipédia). Um dos namorados da personagem de Madonna derrama ritualisticamente o sangue de seu estuprador em cima da mesma.
Cenas do ritual de "Um Certo Sacrifício" com a então pré-loura Madonna. Filmado em 1979, o longa foi lançado posteriormente em '85 - quando Madonna acabara de tornar conhecida mundialmente. Contendo cenas de orgias com transsexuais e de um ritual "satânico" com sangue, este filme talvez tenha sido a única polêmica que a cantora não pôde controlar (ela tentou tirar o filme de circulação mas perdeu a causa na justiça). Tenebrosamente, este filme representa um dos fatores horríveis na indústria do entretenimento quando se trata da iniciação de grandes artistas. "Certos sacrifícios" são lliteralmentes necessários para contribuir com a carreira de um artista grande. Alguém sempre morre, de uma forma ou outra, ficcionalmente ou não. Note a cruz feita de sangue na testa da personagem de Madonna: ritual blasfêmico.
Na carreira-solo musical, Madonna assinou contrato com uma ramificação da super-controlada empresa Warner e lançou dois singles de relativo sucesso. Após o lançamento do seu segundo single Burning Up, Madonna começou a produzir seu primeiro álbum auto-intitulado.

No vídeo de Burning Up, Madonna retrata o seu desejo de ingressar na indústria da música, representando isso na forma lírica de um romance (essa metáfora de amor com a indústria e a fama também foi explorado por Lady GaGa em seu famoso vídeo para Bad Romance). A letra da canção acompanhada com as imagens pseudo-surrealistas apontam para uma relação controversa de rejeição e submissão entre Madonna e sua ambição de fama onde ela canta que fará de tudo por esse amor, submetendo-se a "não ser a mesma e não ter vergonha".
As primeiras cenas são muito simbólicas. Temos inicialmente o solitário olho esquerdo de Madonna. De acordo com a mitologia egípcia, o olho esquerdo está intrinsecamente relacionado com a lua, a noite, a passividade e etc. - Atributos das deusas. As margaridas complementam esses atributos do arquétipo do sagrado feminino (mais sobre margaridas à frente).
A escultura da cabeça de Afrodite/Hera torna explícita a interpretação do simbolismo de divindade feminina. Madonna então aparece presa numa caixa onde apenas sua cabeça pode ser vista. Nessa mesma cena, Madonna canta "Eu me coloco nessa posição / E mereço a imposição". Na cena seguinte a cabeça de Afrodite/Hera está no lugar de onde a cabeça de Madonna se encontrava, representando que Madonna está "incorporando" a própria deusa, ou o a imagem de uma deusa qualquer (a escultura se ilumina por dentro na segunda vez em que aparece - sugerindo ganho de vida).
As cenas seguintes são tão significativas quanto, pois Madonna canta: "Você está sempre fechando as portas / Isso apenas me faz te querer mais / Dia e noite choro pelo seu amor / Mas você ainda não está convencido de que isso é suficiente / Para justificar meu desejo por você / Agora diga-me o que você quer que eu faça ". Madonna é mostrada na frente de uma porta surreal cheia de fechaduras variadas que se fecha bruscamente para ela e depois de ela tentar abrir ela faz questão de exibir suas correntes (isso acontece durante todo o videoclipe, aliás). Isso representa as oportunidades da indústria e da fama se fechando para ela e ela prometendo escravidão.
Em resumo: enquanto lamenta a rejeição, Madonna se oferece para ser dominada durante todo o videoclipe. Após esse vídeo, Madonna lança então seu primeiro álbum auto-intitulado. O próximo video, "Borderline", consegue mais sucesso do que o anterior. Tão simbólico quanto Burning Up, Bordeline apresenta um conteúdo significativo para a transformação de Madonna em artista. No contexto da fase da vida de Madonna, as imagens simbólicas nos mostram isso claramente.
 
Madonna recebe uma proposta de um fotógrafo que a viu dançar na rua. Isso representa a aceitação dela na indústria.
Madonna é levada para um estúdio e tira fotos num cenário inusitado (ou nem tanto...) onde podemos encontrar o padrão mosaico em preto e branco e colunas em estilo antigo. Simbolismo muito usado nas sociedades secretas.
"Selando" seu contrato...
No vídeo, Madonna quase sempre se posta entre duas colunas - importante ato simbólico relacionado à iniciação/iluminação. Na segunda imagem temos Madonna num combo: colunas + pavimento mosaico.
Caso você não esteja familiarizado com o simbolismo da Maçonaria, repare no piso ladrilhado e nas colunas antigas.
Madonna recebe um estranho chapéu/touca com listras em preto-e-branco (lembre-se que eles estão simbolicamente entre duas colunas). O fotógrafo representa uma entidade da indústria da música que convida Madonna a ser famosa. Nesse contexto, o chapéu pode então querer representar a coroação de Madonna? (Tente imaginar o porquê dessa cena estar no videoclipe, afinal.)
Dando continuidade à sua carreira, Madonna lança Lucky Star, cuja letra apresenta trechos como "Você deve ser a minha Estrela da Sorte / Pois você brilha sobre mim aonde quer que esteja / É só pensar em você e começo a me iluminar / Luz estelar, brilho estelar / Primeira estrela que vejo essa noite / quando eu estiver perdida você será meu guia". Essas são referências óbvias à estrela Sírius - importante estrela para os ensinamentos esotéricos, na qual possui a função de iniciar o neófito em determinadas escolas de mistério, que é associada à deusa Ísis.

Em seguida, Madonna lança o videoclipe para seu single mais conhecido, Like A Virgin do álbum de mesmo nome. Ressoando a sua ascensão no mundo da música e da fama, Like A Virgin dá continuidade a seus vídeos anteriores, retratando sua inclusão na "ordem" dos famosos. O vídeo mergulha no simbolismo em um nível espiritual - enfatizando a transformação definitiva de garota inocente para uma artista conceituada.

A primeira cena mostra Madonna chegando à cidade de Nova Iorque (note as "torres/colunas gêmeas"), refletindo sua própria história. A lua cheia sobre a cidade sincroniza com o arquétipo de deusa que Madonna pretende incorporar em sua carreira. A deusa-mãe, seja qual for o seu nome, é um modelo das divindades mais cultuadas antigamente e sua característica tríplice se relaciona com as fases da lua. A lua cheia sobre Nova Iorque alude à Estátua da Liberdade - uma das representações modernas da deusa-mãe-virgem - afinal a estátua se localiza em Nova Iorque, embora não apareça na cena. Tudo está conectado nessa cena simbólica.
Um leão e um homem vestido formalmente com uma máscara de Leão interagem com a então "virgem" Madonna durante todo o ritual/videoclipe. O leão é um símbolo antigo do sol, devido seu aspecto de realeza, sua cor, sua juba e etc. Além do mais, o Sol rege o signo de Leão. O deus-sol é uma contraparte (do outro lado se tem a deusa-lua) do culto aos deuses antigos. O fato de Madonna estar vestindo um vestido de noiva e repetir variadas vezes que se sente "como uma virgem" e mais tarde surgir com roupas escuras/negras, sugere um sacrifício, mesmo que simbólico. O vídeo, então, se trata do sacrifício de uma virgem ao sol ou da união mística entre o deus e a deusa.
Madonna de preto com seu noivo/leão/deus-sol entre duas colunas, completando sua fase de início e entrega total à indústria da música, representado como um lindo caso de amor.
No final do vídeo, Madonna e seu noivo/leão/deus-sol saem de Veneza sentados em uma gôndola. Durante todo o videoclipe, o rio/água é um elemento proeminente. Isso é um indício de que a história representa uma transformação ocorrendo. Na antiguidade, objetos têm sido jogados no rio como oferendas e sacrifícios - alguns até humanos. Há o mito de que virgens eram sacrificadas no rio Nilo para assegurar a fertilidade do solo.
O caráter iniciático de "Like A Virgin" foi explorado utilizando a mesma metáfora de casamento entre artista e indústria da música. Madonna performou "Like A Virgin" no VMA (Video Music Awards, premiação musical da MTV americana) de 1984 com vestido de casamento e surgindo em cima de um bolo de noiva, numa apresentação histórica onde ela simulou orgasmo ao vivo. A partir de então, Madonna ficou conhecida internacionalmente por criar polêmicas - marcando o início da carreira meteórica da cantora. 

Alguns anos depois no VMA de 2003, Britney Spears e Christina Aguilera performaram "Like A Virgin" numa situação similar - porém Britney surgira de cima do bolo. Nesta apresentação, Madonna faz uma participação como "noivo" cantando o seu então single "Hollywood". Esta apresentação foi marcada pelo polêmico e "inesperado" beijo entre Madonna e as duas cantoras.


Madonna performando Like A Virgin no primeiríssimo Video Music Awards em 84, perdendo sua "virgindade" industrial.
Madonna desce exatamente 13 degraus, vestida de preto ritualisticamente usando uma simbólica cartola. Madonna aparenta representar um Venerável Mestre (o qual preside rituais e cerimônias na loja maçonica) ao iniciar Britney e Christina. A cartola é o símbolo representativo de coroação e de autoridade. O fato de Madonna pôr a cartola sobre a cabeça de Britney - que havia descido de cima do bolo piramidal - simboliza a passagem da "coroa", a autoridade de Madonna na indústria da música indo para Britney. Tudo acontece sobre um palco com quadriculados em preto e branco.
Britney segurando sua coroa. Perceba que Madonna e Britney estão louras, enquanto Christina ainda tem cabelos escuros. Eu tenho apontado diversas vezes que a cor louro é importante para a elite, pois representa iluminação.
Britney "selando" seu contrato simbólico na indústria da música - assim como Madonna representou no videoclipe de Borderline (onde também ganhou sua coroa). Missy Elliott aparece logo em seguida trajando preto-e-branco numa só roupa - representando a união dos opostos, o casamento selado e etc.
Madonna tem utilizado a cartola em diversas apresentações. O videoclipe de Britney seguinte à coroação no VMA foi "Circus", onde ela utiliza a cartola diversas vezes. Ela também utilizou a cartola em sua turnê. Ostentando o recém adquirido título de rainha.
Christina Aguilera por sua vez, adotou o visual "Marilyn": tornou-se loura/iluminada (note: um olho escondido).
Após o álbum "Like A Virgin" ter sido lançado, Madonna tornou-se famosa mundialmente, e seus videoclipes contribuíram muito para isso. O vídeo/single após Like A Virgin foi "Material Girl". A estética deste vídeo foi inspirada np famoso "clipe" de Marilyn Monroe (a primeira escrava sexual presidencial Mente-Kontrolada a se tornar famosa), "Diamonds are Girls Best Friends" - que trata do mesmo assunto: materialismo. No vídeo, Madonna é cobiçada por um homem aparentemente influente do cinema e que pretende conquistá-la, mas Madonna dispensa jóias e procura somente um amor sincero. A grande contradição desse vídeo é a letra da música, que nos mostra que Madonna interessa-se apenas por bens materiais.

Em certo ponto de Material Girl, Madonna canta "make my rainy day", que remete a um tema bastante explorado pela indústria da música atualmente, conhecido como Rain Man (uma metáfora para o apoio econômico recebido dos artistas pelos "caras lá de cima").
O videoclipe acontece com duas histórias: a interpretação de Madonna como Marilyn e a relação de Madonna com o magnata do cinema. O video, porém, enfatiza as cenas que Madonna seduz os homens para conseguir jóias. Madonna possui até hoje o apelido de Material Girl e até sua linha de roupas leva esse nome. Ao se centrar no tema de materialismo, tanto Marilyn quanto Madonna, incorporam os conceitos arquetípicos da "Prostituta da Babilônia" (a mulher de escarlate), citada na bíblia. 

Representação da prostituta da babilônia por William Blake, poeta/escritor e pintor ocultista. Nomeada por Aleister Crowley de Babalon, a prostituta da babilônia representa um conceito feminino de liberdade sexual, ação e poder da mulher embora também pode ser identificada com a Mãe Terra, no seu sentido de fertilidade, bem como com o "Grande Oceano" do Inconsciente, de onde nasce a luz, a vida e a consciência. Ela segura uma taça que é símbolo do útero gerador. Na bíblia ela é mencionada sentada sobre uma besta, vestindo vermelho e roxo (escarlate e púrpura) adornada com ouro e jóias, onde ela induz os homens e as nações a se corromperem no pecado. Considerada sagrada por círculos ocultistas, a prostituta da Babilônia é referenciada várias e várias vezes na mídia. Sua representação é comumente as vestes completamente vermelhas (normalmente um vestido) e representa a distração por coisas materiais (Dama de vermelho do filme "Matrix", alguém? Perceba como a mulher de vermelho do filme se parece muito com Marilyn).
No filme Metropolis, a personagem robô Maria é usada para corromper a moral dos homens, fazendo uma alusão a prostituta da babilônia (de acordo com o próprio filme) com movimentos sensuais. Madonna em seu videoclipe "Material Girl" incorpora os mesmos princípios de materialismo mundano e deturpação moralista. Artistas pop atualmente são "Marias" modernas e estilizadas da elite. Elas são o "mediador" (a palavra mídia vem do latim, media e significa "meio", "médio", "mediador", etc.) necessário que liga a elite dominante com a classe trabalhadora inferior, fazendo esta última cair na decadência. Madonna é a Alta Sacerdotisa da corrupção moral, promovida pela Elite - e Marilyn Monroe antes dela.
No vídeo de Material Girl, Madonna ganha mais margaridas. Reforçando o conceito de que seu "materialismo" e sua liberação sexual estão relacionados com sua imagem de deusa sagrada.
Detalhe da Porta de Ishtar, o oitavo portal da cidade mesopotâmica da Babilônia. Note o leão e as margaridas. Ishtar, foi uma antiga deusa da fertilidade, da primavera e da guerra na Suméria Antiga. Ishtar era considerada a "cortesã dos deuses", pois nos mitos a deusa praticava a prostituição sagrada. O leão (símbolo arquétipo do sol) era seu atributo devido ao caráter sexual felino da deusa. Como visto no vídeo de Like a Virgin, o leão tem um papel importante na carreira de Madonna (mais sobre "leões" à frente).
Ao encarnar Marilyn Monroe no vídeo de "Material Girl", Madonna também recria os aspectos de divindade feminina. A própria Marilyn era uma representação moderna de deusas antigas da sexualidade.


Capa da biografia mais famosa de Marilyn Monroe com o título "Goddess - The Secret Lives of Marilyn Monroe" ("Deusa - As vidas secretas de Marilyn Monroe"). Marilyn está com um olho coberto. Capa auto-explicativa.
O halo ao redor da cabeça de Marilyn realmente nos conecta com seus aspectos de divindade. Marilyn foi um grande instrumento para a liberação sexual da mulher moderna e a corrupção moral dos homens.
Com base no filme Metropolis, é possível refletir: Madonna e Marilyn são bonecas-robô louras a serviço da elite, assim como Maria (perceba que todas possuem a letra inicial "M" - a mais importante letra do sistema de numerologia cabalista)? Marylin é conhecida por cantar o "Happy Birthday, Mr. President", uma dica de que Marilyn era submetida à satisfação dos governantes (elite). As três são elevadas ao status de deusa/santa para fácil associação do povo. Elas são o fator que liga a elite com a "classe de trabalhadores" e assim como aconteceu com Maria no filme, foram/serão usadas para corromper os que confiam na sua imagem. 

As ligações entre Madonna e o filme Metropolis se tornam mais flagrantes e explícitas quando Madonna decide lançar o vídeo de "Express Yourself". Alegadamente inspirado no filme, o clipe é cheio de referências ao filme e se foca no mesmo conceito do "mediador".


"O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração" - Metropolis (1924)
"Sem o coração, não pode haver entendimento entre a mão e a mente" - Madonna, Express Yourself

Maria do filme Metropolis: uma robô loura controlada pela elite, usada para corromper a moral dos homens através de sua sensualidade promíscua, destruindo a crença deles na religiosidade dela. Ela mostra apenas um olho solitário ao afirmar para seu mestre que cumprirá com com a agenda da elite para controlar a população.
Madonna nos vídeos de "True Blue" e "Express Yourself" : Idem.
Babalon é uma representação abstrata da Mãe Terra, no sentido da fertilidade, e é tomada como uma generalização do arquétipo da deusa-mãe-virgem. A característica dessa deusa genérica é a triunidade. O aspecto tríplice da mulher baseado nos ciclos de menstruação e nas fases da lua: a virgem (lua nova), a mãe (lua cheia), a velha (lua minguante) - esta última mais comumente associada à feiticeiras e bruxas. Madonna - que flagrantemente já atravessou a fase virgem na sua carreira - é comumente associada ao aspecto de mãe. Relacionando sua imagem com a imagem da meretriz da Babilônia, Madonna aparenta interpretar todas as representações dos mitos de deusa-mãe existentes.

Em 2004, Madonna lança uma turnê mundial chamada "Re-Invention Tour" que inicialmente deveria ter sido chamada "Whore of Babylon" (prostitua da babilônia). O vídeo de introdução da turnê traz a faixa-remix "The Beast Within", no vídeo Madonna aparece em cenas bizarras, citando versos assustadores do livro bíblico de Apocalipse.

Madonna em ensaio fotográfico para promoção da Re-Invention Tour (fotos tiradas por Steven Klein). Madonna adornada com jóias e ouro, vestindo púrpura e vermelho, inegavelmente interpretando a prostituta da Babilônia.
Madonna de alguma forma incorporou elementos do simbolismo de deusa-mãe em todos os seus vídeos, mesmo que subjetivamente. Na canção "Papa Don't Preach", Madonna sugere uma gravidez ao afirmar que "vai manter o bebê" e que "ele irá casar comigo e podemos manter uma família" - embora o vídeo não mostre cenas significativamente simbólicas. No vídeo seguinte, "La Isla Bonita", Madonna retrata o processo de libertação do seu lado mais promíscuo e carnal.

No vídeo de "La Isla Bonita", dois tipos de uma mesma Madonna são mostrados. A primeira versão de Madonna veste um vestido simples branco e chora relutante ao convite do latino que a convida para sair de seu apartamento. Seu apartamento azul (simbolizando a passividade submissa e a religiosidade da personagem/Madonna) cheio de imagens de pessoas hispânicas, santos e velas. Ela reza como se estivesse se redimindo de um pecado. Segundo a própria Madonna, a música é um tributo "à beleza e ao mistério do povo latino" porque "os ritmos latinos é como se estivéssemos possuídos". FONTE
Versão passional de Madonna no vídeo. Seu apartamento agora é todo vermelho e com muito mais velas. Uma imagem católica de Jesus Cristo pode ser vista ao fundo. Com cravos vermelhos na cabeça, Madonna veste um vestido flamenco vermelho volumoso e extravagante. Enquanto a submissa Madonna reza e chora no seu quarto, a Madonna de vermelho dança e deixa seu apartamento para se juntar a festa latina que ocorre na rua. O lado vívido e luxurioso de Madonna é então liberado.
O morador latino do bairro do videoclipe, que convida Madonna a juntar-se para a festa na rua. No fim do vídeo Madonna sussurra "te dijo te amo" no ouvido desse homem. Há uma estranha ênfase nesse cara durante todo o videoclipe. Seus cabelos e sua barba fazem sua imagem assemelhar-se a Jesus (afinal também temos uma imagem de Jesus com cabelos longos no quarto vermelho de Madonna). O vídeo superficialmente retrata as relações do povo latino com o catolicismo (Madonna ainda era católica nessa época). Esse misto de religião e sensualidade é metaforizado pela personagem de Madonna no clipe ao render-se ao ritmo latino.
Madonna sempre utilizou crucifixos desde o início de sua carreira. Segundo a cantora, ela os achava sexy pois exibiam um homem nu. Em "La Isla Bonita", ela intensifica o tema religião + sexualidade, que viria a ser o carro chefe das polêmicas da cantora. Assim como todas as deusas da fertilidade e amor eram cultuadas na antiguidade, Madonna procurou assimilar os dois conceitos em um só. Numa escalada dentro do ocultismo, a próxima etapa da carreira de Madonna foi o lançamento de Who's That Girl. Um vídeo lotado de simbolismo:

O videoclipe de Who's That Girl foi criado para promover o filme de mesmo nome. A letra da música possui frases em espanhol, assim como La Isla Bonita. No videoclipe,  Madonna observa imagens no filme numa "fonte mágica". Seus amigos a levam (sem motivo aparente) para uma espécie loja de artigos antigos - cheio de objetos com conotações místicas (corujas, dorsos de deuses egípcios, etc). Madonna senta-se em frente a uma cartomante com um brinco que não é nada mais que um triângulo com um olho.
A cartomante mostra à Madonna uma carta em que diz The High Priestess ou "A Sacerdotisa" e traz uma representação animada de Madonna.
A cartomante some e então é possível ver uma escultura egípcia em estilo clássico segurando uma chave. Note também o cálice/taça e o livro. O cálice relaciona-se diretamente com o simbolismo do arquétipo feminino e o livro e a chave são símbolos da sabedoria e do acesso ao conhecimento esotérico.
Madonna usa a chave para abrir uma caixa que possui cristais em seu interior, onde ela vê sua versão animada novamente. Note a cabeça egípcia dourada ao fundo, uma dica para a raiz oculta da graduação na carreira de Madonna.
No final do vídeo, eles dançam em frente a uma pirâmide.
"A Sacerdotisa" é o segundo arcano maior do Tarô, simboliza uma figura materna, grande detentora de conhecimento. Uma mulher encontra-se sentada entre as duas colunas Jachim e Boaz. Perceba a coroa de Ísis que ela usa. Madonna também já apareceu entre duas colunas e foi coroada no videoclipe de Borderline.
Após o vídeo, Madonna agora simbolicamente possui autoridade para tratar mais a fundo tema religião. O lançamento do álbum e do single de mesmo nome, "Like a Prayer" ("Como uma oração"), causou furor na mídia e no mundo da música. O álbum em si traz o tema religioso como contexto principal. Madonna retrata suas convicções católicas em contraponto com suas crenças pessoais. Ela "renuncia o significado tradicional do catolicismo".

A letra da canção foi inspirada pela educação católica de Madonna. Ela a descreveu como "a canção de uma menina jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela". Mais uma vez, explorando religião e sexualidade. A capa do álbum representa esse conceito.

A capa de Like a Prayer traz a imagem do ventre de Madonna, relacionando o tema de religião com fertilidade feminina, o álbum contribui para o desenvolvimento da imagem de "madona". Note a coroa sobre o nome da cantora. Afinal, Maria/Ísis/Ishtar/Hera era a "rainha dos céus".
No videoclipe de Like a Prayer, Madonna presencia um assassinato e recorre a um santo para buscar respostas. O clipe, meio confuso a princípio, pode ser interpretado como a citada renúncia de Madonna à sua criação católica. A escolha do termo "católico" por Madonna também é bastante significativo. O catolicismo é a religião que mais apresenta ligações com religiões pagãs (sem ofensas, eu me refiro apenas aos símbolos).

Madonna, agora morena, presencia o assassinato de uma jovem.
Madonna sendo assassinada... Opa, mas essa não é Madonna! O fato de a moça assassinada parecer com Madonna ou apenas lembrar a cantora, remete à ideia de que a própria Madonna possa estar sendo morta. Simbolicamente, uma parte de Madonna morre no videoclipe e, devido todo o contexto vídeo/canção, essa parte é a sua parte católica/religiosa.
Madonna sonha/imagina beijar o santo-parecido-Jesus. O nome do ator que interpreta esse santo/Jesus é Leon Robinson. Leon = Leão (francês). Mais uma vez Madonna envolve-se amorosa/sexualmente com um deus-sol.
É interessante apontar a ligação do ator, tendo um nome simbólico, com a imagem de Jesus Cristo, mas antes de tudo, esqueça Zeitgeist. Muitas correntes espirituais esotéricas creem que Jesus seja uma representação moderna do antigo mito do deus moribundo. É inegável a sincronicidade entre os mitos. Os antigos deduziram que havia uma deusa eterna e um deus finito que morria e precisava ser ressuscitado anualmente, e vincularam isso com as estações. Eles fizeram do sol (que parece mover-se para o sul e enfraquecer seu poder no inverno) um símbolo do deus. Fizeram da lua (que cresce e diminui de acordo com o ciclo da mulher) o símbolo da deusa filha. E fizeram da terra, com sua impassividade e fertilidade óbvias, o símbolo da mãe deusa eterna. O deus-sol por sua vez, era representado por um belo jovem, com longos cachos dourados. Ele foi traído e morto por personificações do mal e ressuscitado três dias/horas/meses depois sob o título de salvador da humanidade. Muitos desses mitos entram em sincronia através de diversos personagens.

Representação contemporânea do mito do deus cornífero (sol) e da deusa mãe (lua).
  • Na mitologia celta, por exemplo, existem apenas dois personagens: O deus-sol (deus cornífero/chifrudo; representando a fertilidade da terra e da vegetação) que nasce da deusa-lua-mãe-virgem, cresce, apaixona-se pela própria mãe, reproduz-se com ela e então morre. A deusa lua desce às esferas inferiores para buscar seu marido por três dias e então ressurge com o filho no ventre. O deus é então renascido e o ciclo começa tudo de novo.
  • Na mitologia egípcia, Osíris (deus da vegetação e da fertilidade) tinha um irmão iníquo, Seth, que o matou cortando Osíris em pedaços e os espalhou aos quatro ventos. A lenda relata que Ísis chorando, procurou por Osíris enquanto a terra estava improdutiva, e recolheu de volta todas as partes. Usando encantamentos, Ísis ressuscitou Osíris que, por estar imperfeito, tornou-se Senhor dos Mortos. Ísis deu à luz a Hórus (deus do sol) que vingou seu pai (nessa batalha contra Seth que Hórus, perdeu um dos seus olhos - originando o olho-que-tudo-vê). O "X" (uma cruz) é símbolo de Osíris e sua morte.
  • Para os sumérios, a lenda de Inanna e Tammuz tem os mesmo princípios dos mitos do deus moribundo e está relacionada com a fertilidade da terra, o sol, a lua e etc. Para os babilônios, Inanna era a já mencionada Ishtar e Tammuz era Dumuzi. Tammuz era o a deidade solar relacionada ao espírito da vegetação e era até mesmo chamado de "Pastor" - assim como Jesus Cristo - que foi morto. Então sua esposa e mãe Ishtar/Inanna, lamenta-se e desce aos infernos atrás de um elixir que curaria seus ferimentos, traria Tammuzi/Dumuzi de volta à vida e etc.

Não estamos acusando o cristianismo ou a bíblia de qualquer coisa. Estamos explorando as semelhanças simbólicas que se relacionam através da história religiosa da humanidade. As relações das antigas religiões de mistério com o Cristianismo moderno são sincrônicas demais. Cada personagem relacionado à Jesus possui um ou mais semelhante em outras lendas religiosas. Todas essas lendas e histórias baseiam-se na astrologia e nos mistérios regenerativos de fertilidade da terra.

É inegável as coincidências entre a história de Jesus Cristo, os mitos do deus-sol/deus morto e ressuscitado e a astrologia: Jesus possui uma coroa de espinhos (simbólico de raios de sol); possui o título de "Leão de Judá" (leão = sol); possui 12 discípulos (12 constelações da astrologia qual o Sol atravessa); foi traído e assassinado numa cruz (o X de Osiris; o cruzeiro do sul onde o Sol se punha antigamente); ressuscitou três dias depois; sua mãe o pariu virgem, chorou sua morte e etc.

Representação de Ísis e seu filho Hórus. Hórus, o deus do sol,  é tido como "criança prometida", pois ele vingará seu pai Osíris, assassinando o deus Seth - a personificação do mal. Hórus é a mais coincidente ligação de Jesus Cristo com o aspecto de deus-sol.
A virgem Maria, por sua vez,  possui inúmeras ligações sincronísticas com as deusas antigas. É "mãe de deus", virgem, "Rainha dos Céus", é representada em cima de uma lua e etc. Maria foi engravidada pelo espírito santo, que é representado por uma pomba branca. A pomba branca é um símbolo universal do feminino, sendo atributo de Afrodite, Semíramis, Ishtar, Inanna, Vênus, a deusa nórdica Fréya e muitas outras. O fato de Maria ter sido engravidada por uma pomba branca responde a questão da trindade:

Pai, filho e Espírito Santo representam: Pai, filho e mãe. Assim como Osíris, Hórus e Ísis.

Maria/Espírito Santo seria o aspecto feminino da trindade. Para mais sincromisticismo, Maria possui o mesmo nome de outra personagem bíblica: Maria Madalena. De acordo com os evangelhos apócrifos, ela é tida como esposa de Jesus Cristo. Maria Madalena (MM) é considerada "prostituta" (embora a bíblia nunca tenha mencionado isso). Maria Madalena, em resumo, seria o aspecto fértil/sexual da deusa-mãe bíblica. As duas Marias na vida de Jesus representam todos os conceitos do arquétipo da grande deusa: Mãe, Virgem, Esposa e Prostituta (assim como Ishtar).

Capa oficial de um CD remix do álbum Like a Prayer. Madonna apresenta uma verdadeira madona com seios expostos: sensualidade e santidade unidas num só.
Madonna como Jesus Cristo. Ao usar a coroa de espinhos, Madonna vai além do simbolismo usual de Jesus Cristo. A coroa, por representar raios de sol, nos remete à uma representação moderna do arquétipo da deusa-mãe. Lembra-se da imagem da Marilyn?
A Estátua da Liberdade localizada em Nova Iorque é uma representação moderna das deusas-mãe. Ela carrega uma tocha que representa a iluminação espiritual. Note as pontas na sua cabeça: raios de sol simbólicos (mais simbolismo de luz). Ao lado, uma representação da deusa Ísis, encontrada no livro "The Secret Teachings of All Ages" do ocultista Manly P. Hall. Consegue encontrar as semelhanças?
Após Like a Prayer, Madonna cada vez envolve sua imagem com simbolismo antigo representativo de deusas. Agora vamos resumir a carreira de Madonna se baseando no simbolismo de deusas.
No videoclipe para "Cherish", Madonna canta, rodeada por "tritões", numa praia e brinca com um "menino-tritão". O clipe possui uma narrativa subjetiva. O mar, os seres mitológicos e a criança dão uma conotação sobrenatural ao vídeo. O mar/oceano é um símbolo universal da origem da vida e possui dois dos aspectos da Grande Mãe de que "dá e tira/concede e castiga". Madonna banha-se no mar sem necessariamente entrar nele. Os tritões nadam e dançam enquanto a criança é mostrada as vezes com pernas e às vezes com cauda, indicando que a criança talvez possa ser filho de Madonna com um dos tritões. A imagem de mãe adicionada com um toque sobrenatural é mais um indício de que Madonna representa uma deusa-mãe.
O videoclipe "Bedtime Story" é o quarto videoclipe mais caro da história. O vídeo é tão confuso e complexo que merecia uma análise própria e isolada. Cheio de imagens surrealistas e símbolos de nascimento-morte-renascimento, essas imagens acima são as que mais acrescentam em nossa busca pelo simbolismo de deusa ao redor de Madonna. O vídeo começa com um olho estilizado. Na segunda imagem acima, Madonna aparece grávida ladeada por dois pavões. O pavão é um símbolo da totalidade divina (devido aos seus muitos "olhos" na cauda) e é um atributo da deusa Juno/Hera - também "Rainha dos Céus". Como eu já mencionei, as pombas brancas são um símbolo iônico universal e são atribuídas a muitas deusas da fertilidade e do amor, como Afrodite, Semíramis e etc. No vídeo é possível também encontrar muitos símbolos judaicos que podem representar Madonna sendo introduzida à Cabala.
Uma pintura onde a deusa Hera é representada com um pavão.
No clipe de Frozen, Madonna é mostrada flutuando sobre a terra em um deserto. Na mão de Madonna, uma tatuagem do símbolo de "AUM". "Aum" ou "Om" é o mantra sagrado mais importante para o hinduísmo e outras religiões. Acreditava-se que o seu som era o que havia criado/gerado todo o universo. O próprio refrão da música Frozen apresenta esse som. Madonna mais uma vez envolve-se com o tema materno de "gerar". No vídeo ela se mutiplica por três, indicando o caráter tríplice da deusa pois "ela realiza diversos movimentos com as mãos em posição de um culto de magia em agradecimento à mãe Terra pela fertilidade". Mais sobre Frozen aqui.
Influenciada por religiões adeptas da Cabala, Madonna explorou o hinduísmo na sua "fase indiana". Nessa performance no VMA de 1998, ela recria a imagem da deusa indiana Durga.
Durga, a encarnação do feminino e da energia criativa. Mais uma vez um leão é atributo de uma deusa.
A característica dos braços também foi explorada por Madonna no clipe de "Music".
Em Love Profusion, Madonna verdadeiramente representa Afrodite, deusa grega do amor/fertilidade/sexualidade etc. Com um vestido florido, ela caminha numa praia enquanto flores crescem ao seu redor, deita-se sobre às aguas do mar enquanto peixes (símbolo de fertilidade) e pombas brancas (atributos de deusas do amor) a rodeiam e anda numa passarela de pétalas de rosas (feminilidade) nó céu enquanto muitas fadas brilhantes voam ao seu redor. O tema da música é obviamente: o amor e até o título da canção traz a palavra.
"Nascimento de Vênus" do pintor Botticelli. Vênus é o nome romano para Afrodite, segundo a mitologia antiga, Vênus/Afrodite nasceu da espuma do mar. Note as similaridades entre o vídeo de Madonna com a pintura: as flores e o anjo (um ser alado assim como as fadas).
No belo e simbólico vídeo de "Nothing Really Matters", Madonna aparece carregando um saco cheio de água, cuidando como se fosse sua mãe. Este vídeo é rico em referências simbólicas orientais sobre morte-renascimento (mais uma vez...). Deixo aqui este link para que o leitor possa ler uma análise mais completa.


Na segunda parte deste artigo, vamos continuar explorando o simbolismo ao redor de Madonna e introduzir suas correlações com o modelo Jesus Luz e analisar como o casal expande esse simbolismo através dos interesses da elite em criar uma religião unificada, adquirindo diversas características de diversas religiões e influenciando consumidores da cultura popular através da mídia.

__________________________________________________________________________________________________
Fontes de pesquisas
Livros e Artigos
  • Análise dos símbolos gnósticos na iconografia medieval/renascentista: Maria Madalena e os textos apócrifos, Neide Miele.
  • Astrologia e mitologia: seus arquétipos e a linguagem dos símbolos, Ariel Guttman e
    Kenneth Johnson; tradução de Julia Vidili - São Paulo: Madras, 2005 il.
  • MAÇONARIA – DO OUTRO LADO DA LUZ, William Schnoebelen - Ex-Maçom do 32º grau. Tradução de Lucian Benigno. 1ª Edição em português © 1995 CLC Editora
  • Dicionário dos símbolos, Herder Lexikon, 1991.
  • The Secret Teaching of All Ages, Manly P. Hall [1928, copyright not renewed].
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Sem anonimato. Apenas comentários com Nome/URL serão aceitos.