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Christina Aguilera por sua vez, adotou o visual "Marilyn": tornou-se loura/iluminada (note: um olho escondido). |
Após o álbum "Like A Virgin" ter sido lançado, Madonna tornou-se famosa mundialmente, e seus videoclipes contribuíram muito para isso. O vídeo/single após Like A Virgin foi "Material Girl". A estética deste vídeo foi inspirada np famoso "clipe" de Marilyn Monroe (a primeira escrava sexual presidencial Mente-Kontrolada a se tornar famosa), "Diamonds are Girls Best Friends" - que trata do mesmo assunto: materialismo. No vídeo, Madonna é cobiçada por um homem aparentemente influente do
cinema e que pretende conquistá-la, mas Madonna dispensa jóias e procura
somente um amor sincero. A grande contradição desse vídeo é a letra da música, que nos mostra que Madonna interessa-se apenas por bens materiais.
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m certo ponto de Material Girl, Madonna canta "make my rainy day", que remete a um tema bastante explorado pela indústria da música atualmente, conhecido como Rain Man (uma metáfora para o apoio econômico recebido dos artistas pelos "caras lá de cima").
O videoclipe acontece com duas histórias: a interpretação de Madonna como Marilyn e a relação de Madonna com o magnata do cinema. O video, porém, enfatiza as cenas que Madonna seduz os homens para conseguir jóias. Madonna possui até hoje o apelido de Material Girl e até sua linha de roupas leva esse nome. Ao se centrar no tema de materialismo, tanto Marilyn quanto Madonna, incorporam os conceitos arquetípicos da "Prostituta da Babilônia" (a mulher de escarlate), citada na bíblia.
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Representação da prostituta da babilônia por William Blake, poeta/escritor e pintor ocultista. Nomeada por Aleister Crowley de Babalon, a prostituta da babilônia representa um conceito feminino de liberdade sexual, ação e poder da mulher embora também pode ser identificada com a Mãe Terra, no seu sentido de fertilidade, bem como com o "Grande Oceano" do Inconsciente, de onde nasce a luz, a vida e a consciência. Ela segura uma taça que é símbolo do útero gerador. Na bíblia ela é mencionada sentada sobre uma besta, vestindo vermelho e roxo (escarlate e púrpura) adornada com ouro e jóias, onde ela induz os homens e as nações a se corromperem no pecado. Considerada sagrada por círculos ocultistas, a prostituta da Babilônia é referenciada várias e várias vezes na mídia. Sua representação é comumente as vestes completamente vermelhas (normalmente um vestido) e representa a distração por coisas materiais (Dama de vermelho do filme "Matrix", alguém? Perceba como a mulher de vermelho do filme se parece muito com Marilyn). |
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No filme Metropolis, a personagem robô Maria é usada para corromper a moral dos homens, fazendo uma alusão a prostituta da babilônia (de acordo com o próprio filme) com movimentos sensuais. Madonna em seu videoclipe "Material Girl" incorpora os mesmos princípios de materialismo mundano e deturpação moralista. Artistas pop atualmente são "Marias" modernas e estilizadas da elite. Elas são o "mediador" (a palavra mídia vem do latim, media e significa "meio", "médio", "mediador", etc.) necessário que liga a elite dominante com a classe trabalhadora inferior, fazendo esta última cair na decadência. Madonna é a Alta Sacerdotisa da corrupção moral, promovida pela Elite - e Marilyn Monroe antes dela. |
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No vídeo de Material Girl, Madonna ganha mais margaridas. Reforçando o conceito de que seu "materialismo" e sua liberação sexual estão relacionados com sua imagem de deusa sagrada. |
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Detalhe da Porta de Ishtar, o oitavo portal da cidade mesopotâmica da Babilônia. Note o leão e as margaridas. Ishtar, foi uma antiga deusa da fertilidade, da primavera e da guerra na Suméria Antiga. Ishtar era considerada a "cortesã dos deuses", pois nos mitos a deusa praticava a prostituição sagrada. O leão (símbolo arquétipo do sol) era seu atributo devido ao caráter sexual felino da deusa. Como visto no vídeo de Like a Virgin, o leão tem um papel importante na carreira de Madonna (mais sobre "leões" à frente). |
Ao encarnar Marilyn Monroe no vídeo de "Material Girl", Madonna também recria os aspectos de divindade feminina. A própria Marilyn era uma representação moderna de deusas antigas da sexualidade.
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Capa da biografia mais famosa de Marilyn Monroe com o título "Goddess - The Secret Lives of Marilyn Monroe" ("Deusa - As vidas secretas de Marilyn Monroe"). Marilyn está com um olho coberto. Capa auto-explicativa. |
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O halo ao redor da cabeça de Marilyn realmente nos conecta com seus aspectos de divindade. Marilyn foi um grande instrumento para a liberação sexual da mulher moderna e a corrupção moral dos homens. |
Com base no filme Metropolis, é possível refletir: Madonna e Marilyn são bonecas-robô louras a serviço da elite, assim como Maria (perceba que todas possuem a letra inicial "M" - a mais importante letra do sistema de numerologia cabalista)? Marylin é conhecida por cantar o "Happy Birthday, Mr. President", uma dica de que Marilyn era submetida à satisfação dos governantes (elite). As três são elevadas ao status de deusa/santa para fácil associação do povo. Elas são o fator que liga a elite com a "classe de trabalhadores" e assim como aconteceu com Maria no filme, foram/serão usadas para corromper os que confiam na sua imagem.
As ligações entre Madonna e o filme Metropolis se tornam mais flagrantes e explícitas quando Madonna decide lançar o vídeo de "Express Yourself". Alegadamente inspirado no filme, o clipe é cheio de referências ao filme e se foca no mesmo conceito do "mediador".
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"O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração" - Metropolis (1924) |
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"Sem o coração, não pode haver entendimento entre a mão e a mente" - Madonna, Express Yourself |
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Maria do filme Metropolis: uma robô loura controlada pela elite, usada para corromper a moral dos homens através de sua sensualidade promíscua, destruindo a crença deles na religiosidade dela. Ela mostra apenas um olho solitário ao afirmar para seu mestre que cumprirá com com a agenda da elite para controlar a população. |
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Madonna nos vídeos de "True Blue" e "Express Yourself" : Idem. |
Babalon é uma representação abstrata da Mãe Terra, no sentido da fertilidade, e é tomada como uma generalização do arquétipo da deusa-mãe-virgem. A característica dessa deusa genérica é a triunidade. O aspecto tríplice da mulher baseado nos ciclos de menstruação e nas fases da lua: a virgem (lua nova), a mãe (lua cheia), a velha (lua minguante) - esta última mais comumente associada à feiticeiras e bruxas. Madonna - que flagrantemente já atravessou a fase virgem na sua carreira - é comumente associada ao aspecto de mãe. Relacionando sua imagem com a imagem da meretriz da Babilônia, Madonna aparenta interpretar todas as representações dos mitos de deusa-mãe existentes.
Em 2004, Madonna lança uma turnê mundial chamada "Re-Invention Tour" que inicialmente deveria ter sido chamada "Whore of Babylon" (prostitua da babilônia). O vídeo de introdução da turnê traz a faixa-remix "The Beast Within", no vídeo Madonna aparece em cenas bizarras, citando versos assustadores do livro bíblico de Apocalipse.
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Madonna em ensaio fotográfico para promoção da Re-Invention Tour (fotos tiradas por Steven Klein). Madonna adornada com jóias e ouro, vestindo púrpura e vermelho, inegavelmente interpretando a prostituta da Babilônia. |
Madonna de alguma forma incorporou elementos do simbolismo de deusa-mãe em todos os seus vídeos, mesmo que subjetivamente. Na canção "Papa Don't Preach", Madonna sugere uma gravidez ao afirmar que "vai manter o bebê" e que "ele irá casar comigo e podemos manter uma família" - embora o vídeo não mostre cenas significativamente simbólicas. No vídeo seguinte, "La Isla Bonita", Madonna retrata o processo de libertação do seu lado mais promíscuo e carnal.
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No vídeo de "La Isla Bonita", dois tipos de uma mesma Madonna são mostrados. A primeira versão de Madonna veste um vestido simples branco e chora relutante ao convite do latino que a convida para sair de seu apartamento. Seu apartamento azul (simbolizando a passividade submissa e a religiosidade da personagem/Madonna) cheio de imagens de pessoas hispânicas, santos e velas. Ela reza como se estivesse se redimindo de um pecado. Segundo a própria Madonna, a música é um tributo "à beleza e ao mistério do povo latino" porque "os ritmos latinos é como se estivéssemos possuídos". FONTE |
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Versão passional de Madonna no vídeo. Seu apartamento agora é todo vermelho e com muito mais velas. Uma imagem católica de Jesus Cristo pode ser vista ao fundo. Com cravos vermelhos na cabeça, Madonna veste um vestido flamenco vermelho volumoso e extravagante. Enquanto a submissa Madonna reza e chora no seu quarto, a Madonna de vermelho dança e deixa seu apartamento para se juntar a festa latina que ocorre na rua. O lado vívido e luxurioso de Madonna é então liberado. |
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O morador latino do bairro do videoclipe, que convida Madonna a juntar-se para a festa na rua. No fim do vídeo Madonna sussurra "te dijo te amo" no ouvido desse homem. Há uma estranha ênfase nesse cara durante todo o videoclipe. Seus cabelos e sua barba fazem sua imagem assemelhar-se a Jesus (afinal também temos uma imagem de Jesus com cabelos longos no quarto vermelho de Madonna). O vídeo superficialmente retrata as relações do povo latino com o catolicismo (Madonna ainda era católica nessa época). Esse misto de religião e sensualidade é metaforizado pela personagem de Madonna no clipe ao render-se ao ritmo latino. |
Madonna sempre utilizou crucifixos desde o início de sua carreira. Segundo a cantora, ela os achava sexy pois exibiam um homem nu. Em "La Isla Bonita", ela intensifica o tema religião + sexualidade, que viria a ser o carro chefe das polêmicas da cantora. Assim como todas as deusas da fertilidade e amor eram cultuadas na antiguidade, Madonna procurou assimilar os dois conceitos em um só. Numa escalada dentro do ocultismo, a próxima etapa da carreira de Madonna foi o lançamento de Who's That Girl. Um vídeo lotado de simbolismo:
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O videoclipe de Who's That Girl foi criado para promover o filme de mesmo nome. A letra da música possui frases em espanhol, assim como La Isla Bonita. No videoclipe, Madonna observa imagens no filme numa "fonte mágica". Seus amigos a levam (sem motivo aparente) para uma espécie loja de artigos antigos - cheio de objetos com conotações místicas (corujas, dorsos de deuses egípcios, etc). Madonna senta-se em frente a uma cartomante com um brinco que não é nada mais que um triângulo com um olho. |
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A cartomante mostra à Madonna uma carta em que diz The High Priestess ou "A Sacerdotisa" e traz uma representação animada de Madonna. |
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A cartomante some e então é possível ver uma escultura egípcia em estilo clássico segurando uma chave. Note também o cálice/taça e o livro. O cálice relaciona-se diretamente com o simbolismo do arquétipo feminino e o livro e a chave são símbolos da sabedoria e do acesso ao conhecimento esotérico. |
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Madonna usa a chave para abrir uma caixa que possui cristais em seu interior, onde ela vê sua versão animada novamente. Note a cabeça egípcia dourada ao fundo, uma dica para a raiz oculta da graduação na carreira de Madonna. |
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No final do vídeo, eles dançam em frente a uma pirâmide. |
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"A Sacerdotisa" é o segundo arcano maior do Tarô, simboliza uma figura materna, grande detentora de conhecimento. Uma mulher encontra-se sentada entre as duas colunas Jachim e Boaz. Perceba a coroa de Ísis que ela usa. Madonna também já apareceu entre duas colunas e foi coroada no videoclipe de Borderline. |
Após o vídeo, Madonna agora simbolicamente possui autoridade para tratar mais a fundo tema religião. O lançamento do álbum e do single de mesmo nome, "Like a Prayer" ("Como uma oração"), causou furor na mídia e no mundo da música. O álbum em si traz o tema religioso como contexto principal. Madonna retrata suas convicções católicas em contraponto com suas crenças pessoais. Ela "renuncia o significado tradicional do catolicismo".
A letra da canção foi inspirada pela educação católica de Madonna. Ela a descreveu como "a canção de uma menina jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela". Mais uma vez, explorando religião e sexualidade. A capa do álbum representa esse conceito.
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A capa de Like a Prayer traz a imagem do ventre de Madonna, relacionando o tema de religião com fertilidade feminina, o álbum contribui para o desenvolvimento da imagem de "madona". Note a coroa sobre o nome da cantora. Afinal, Maria/Ísis/Ishtar/Hera era a "rainha dos céus". |
No videoclipe de Like a Prayer, Madonna presencia um assassinato e recorre a um santo para buscar respostas. O clipe, meio confuso a princípio, pode ser interpretado como a citada renúncia de Madonna à sua criação católica. A escolha do termo "católico" por Madonna também é bastante significativo. O catolicismo é a religião que mais apresenta ligações com religiões pagãs (sem ofensas, eu me refiro apenas aos símbolos).
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Madonna, agora morena, presencia o assassinato de uma jovem. |
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Madonna sendo assassinada... Opa, mas essa não é Madonna! O fato de a moça assassinada parecer com Madonna ou apenas lembrar a cantora, remete à ideia de que a própria Madonna possa estar sendo morta. Simbolicamente, uma parte de Madonna morre no videoclipe e, devido todo o contexto vídeo/canção, essa parte é a sua parte católica/religiosa. |
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Madonna sonha/imagina beijar o santo-parecido-Jesus. O nome do ator que interpreta esse santo/Jesus é Leon Robinson. Leon = Leão (francês). Mais uma vez Madonna envolve-se amorosa/sexualmente com um deus-sol. |
É interessante apontar a ligação do ator, tendo um nome simbólico, com a imagem de Jesus Cristo, mas antes de tudo, esqueça Zeitgeist. Muitas correntes espirituais esotéricas creem que Jesus seja uma representação moderna do antigo mito do deus moribundo. É inegável a sincronicidade entre os mitos. Os antigos deduziram que havia uma deusa eterna e um deus finito que morria e precisava ser ressuscitado anualmente, e vincularam isso com as estações. Eles fizeram do sol (que parece mover-se para o sul e enfraquecer seu poder no inverno) um símbolo do deus. Fizeram da lua (que cresce e diminui de acordo com o ciclo da mulher) o símbolo da deusa filha. E fizeram da terra, com sua impassividade e fertilidade óbvias, o símbolo da mãe deusa eterna. O deus-sol por sua vez, era representado por um belo jovem, com longos cachos dourados. Ele foi traído e morto por personificações do mal e ressuscitado três dias/horas/meses depois sob o título de salvador da humanidade. Muitos desses mitos entram em sincronia através de diversos personagens.
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Representação contemporânea do mito do deus cornífero (sol) e da deusa mãe (lua). |
- Na mitologia celta, por exemplo, existem apenas dois personagens: O deus-sol (deus cornífero/chifrudo; representando a fertilidade da terra e da vegetação) que nasce da deusa-lua-mãe-virgem, cresce, apaixona-se pela própria mãe, reproduz-se com ela e então morre. A deusa lua desce às esferas inferiores para buscar seu marido por três dias e então ressurge com o filho no ventre. O deus é então renascido e o ciclo começa tudo de novo.
- Na mitologia egípcia, Osíris (deus da vegetação e da fertilidade) tinha um irmão iníquo, Seth, que o matou cortando Osíris em pedaços e os espalhou aos quatro ventos. A lenda relata que Ísis chorando, procurou por Osíris enquanto a terra estava improdutiva, e recolheu de volta todas as partes. Usando encantamentos, Ísis ressuscitou Osíris que, por estar imperfeito, tornou-se Senhor dos Mortos. Ísis deu à luz a Hórus (deus do sol) que vingou seu pai (nessa batalha contra Seth que Hórus, perdeu um dos seus olhos - originando o olho-que-tudo-vê). O "X" (uma cruz) é símbolo de Osíris e sua morte.
- Para os sumérios, a lenda de Inanna e Tammuz tem os mesmo princípios dos mitos do deus moribundo e está relacionada com a fertilidade da terra, o sol, a lua e etc. Para os babilônios, Inanna era a já mencionada Ishtar e Tammuz era Dumuzi. Tammuz era o a deidade solar relacionada ao espírito da vegetação e era até mesmo chamado de "Pastor" - assim como Jesus Cristo - que foi morto. Então sua esposa e mãe Ishtar/Inanna, lamenta-se e desce aos infernos atrás de um elixir que curaria seus ferimentos, traria Tammuzi/Dumuzi de volta à vida e etc.
Não estamos acusando o cristianismo ou a bíblia de qualquer coisa. Estamos explorando as semelhanças simbólicas que se relacionam através da história religiosa da humanidade. As relações das antigas religiões de mistério com o Cristianismo moderno são sincrônicas demais. Cada personagem relacionado à Jesus possui um ou mais semelhante em outras lendas religiosas. Todas essas lendas e histórias baseiam-se na astrologia e nos mistérios regenerativos de fertilidade da terra.
É inegável as coincidências entre a história de Jesus Cristo, os mitos do deus-sol/deus morto e ressuscitado e a astrologia: Jesus possui uma coroa de espinhos (simbólico de raios de sol); possui o título de "Leão de Judá" (leão = sol); possui 12 discípulos (12 constelações da astrologia qual o Sol atravessa); foi traído e assassinado numa cruz (o X de Osiris; o cruzeiro do sul onde o Sol se punha antigamente); ressuscitou três dias depois; sua mãe o pariu virgem, chorou sua morte e etc.
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Representação de Ísis e seu filho Hórus. Hórus, o deus do sol, é tido como "criança prometida", pois ele vingará seu pai Osíris, assassinando o deus Seth - a personificação do mal. Hórus é a mais coincidente ligação de Jesus Cristo com o aspecto de deus-sol. |
A virgem Maria, por sua vez, possui inúmeras ligações sincronísticas com as deusas antigas. É "mãe de deus", virgem, "Rainha dos Céus", é representada em cima de uma lua e etc. Maria foi engravidada pelo espírito santo, que é representado por uma pomba branca. A pomba branca é um símbolo universal do feminino, sendo atributo de Afrodite, Semíramis, Ishtar, Inanna, Vênus, a deusa nórdica Fréya e muitas outras. O fato de Maria ter sido engravidada por uma pomba branca responde a questão da trindade:
Pai, filho e Espírito Santo representam: Pai, filho e mãe. Assim como Osíris, Hórus e Ísis.
Maria/Espírito Santo seria o aspecto feminino da trindade. Para mais sincromisticismo, Maria possui o mesmo nome de outra personagem bíblica: Maria Madalena. De acordo com os evangelhos apócrifos, ela é tida como esposa de Jesus Cristo. Maria Madalena (MM) é considerada "prostituta" (embora a bíblia nunca tenha mencionado isso). Maria Madalena, em resumo, seria o aspecto fértil/sexual da deusa-mãe bíblica. As duas Marias na vida de Jesus representam todos os conceitos do arquétipo da grande deusa: Mãe, Virgem, Esposa e Prostituta (assim como Ishtar).
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Capa oficial de um CD remix do álbum Like a Prayer. Madonna apresenta uma verdadeira madona com seios expostos: sensualidade e santidade unidas num só. |
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Madonna como Jesus Cristo. Ao usar a coroa de espinhos, Madonna vai além do simbolismo usual de Jesus Cristo. A coroa, por representar raios de sol, nos remete à uma representação moderna do arquétipo da deusa-mãe. Lembra-se da imagem da Marilyn? |
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A Estátua da Liberdade localizada em Nova Iorque é uma representação moderna das deusas-mãe. Ela carrega uma tocha que representa a iluminação espiritual. Note as pontas na sua cabeça: raios de sol simbólicos (mais simbolismo de luz). Ao lado, uma representação da deusa Ísis, encontrada no livro "The Secret Teachings of All Ages" do ocultista Manly P. Hall. Consegue encontrar as semelhanças? |
Após Like a Prayer, Madonna cada vez envolve sua imagem com simbolismo antigo representativo de deusas. Agora vamos resumir a carreira de Madonna se baseando no simbolismo de deusas.