Entre 2008/2009, a imprensa mundial voltou toda sua atenção para um inusitado e polêmico casal: Madonna & Jesus Luz. Por trás de fofocas e de notícias inúteis, Madonna e Jesus Luz apresentam um simbolismo variado e complexo onde essas celebridades incorporam arquétipos de divindades diversas, sincretizando uma espécie de culto moderno com antigas tradições pagãs. Nestes dois artigos vamos explorar um pouco desse simbolismo oculto ao redor dessas personalidades, apontando diversos fatos sincromísticos.
A relação de Madonna com Jesus Luz durou tempo o suficiente para que a imagem do casal se fixasse no imaginário popular. O casal tornou-se polêmico pelo fato de Jesus Luz ser de origem brasileira e pela diferença de idades. Madonna interessou-se por Jesus através de um ensaio fotográfico realizado em 2008 no Brasil, pelo fotógrafo e diretor Steven Klein (que quase sempre aborda temas ocultos pesados em seus vídeos e sessão de fotos, como: tortura, desumanização e traumas - técnicas relacionadas com controle mental, além de cenas ritualísticas com direito à magia negra). Jesus Luz foi um dos modelos selecionados para participar desse ensaio junto de Madonna, que viria a se interessar pelo modelo por causa de seu nome incomum.
Apesar da estranha coincidência entre os nomes das duas celebridades, a mídia nunca deu real atenção a isso. Como tudo na mídia e na indústria cultural atualmente, podemos refletir acerca de coincidências como essas, nos símbolos temáticos encontrados ao redor desses artistas, onde encontramos referências à mitologia de vários povos antigos, incorporando símbolos arquétipos relacionados aos antigos cultos de fertilidade e a fenômenos astrológicos significativos para esses povos.
Contudo, para entendermos quão significativo foi o relacionamento entre essas duas celebridades, precisamos analisar a peça-chave fundamental dessa história e para isso, faremos em nossa primeira parte do artigo uma espécie de dicotomia na vida e na carreira de Madonna.