quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Marca de James Dean

Um dos maiores ícones jovens de Hollywood, ao lado de Marilyn Monroe, definitivamente é James Dean. Sua imagem como o eterno rebelde é a personificação de uma geração de jovens dos anos dourados do cinema e da história americana. Mas, diferente do teor conspiratório que carrega a imagem de sua contraparte feminina, James Dean esconde uma essência, uma aura mística que o consagrou como símbolo cultural dos EUA e do mundo. Neste artigo, vamos desconstruir James Dean, explorar detalhes específicos de sua vida e carreira, analisando símbolos e temas que melhor se encaixam no contexto semiótico deste blog e, com base no sincromisticismo, vamos tentar explicar como sua importância é sentida na mídia atualmente.

"Para mim, o único sucesso, a única grandeza de um homem, é a imortalidade. Ter seu trabalho lembrado na história, deixar algo neste mundo que permanecerá por séculos. Essa é a grandeza..."

Mais do que apenas um ator, James Dean tornou-se ele mesmo um símbolo juvenil que marcou uma fase turbulenta da América pós-Segunda Guerra Mundial. Adolescentes de sua geração viam nele as mesmas frustrações, as mesmas necessidades de amor e compreensão. Sua breve passagem por Hollywood e pela vida refletiu na sociedade americana um novo modelo de juventude: imitavam seus trejeitos, repetiam suas falas, vestiam roupas inspiradas na imagem do ator e andavam na mesma velocidade de seus veículos.

Sua imagem icônica foi construída a partir de seus filmes que apresentam intrincados significados, sejam eles questões psicológicas ou até mesmo envolvendo símbolos arquetipais. Como, por exemplo, o filme "Vidas Amargas" (East of Eden, 1954), baseado num livro de John Steinbeck cuja história é uma recontagem simbólica do clássico conto bíblico dos irmãos Caim e Abel.

Para compreender o significado mais profundo do filme, e como isso influenciou a imagem de James Dean, precisamos conhecer a história original e seu significado subjacente: