terça-feira, 21 de junho de 2011

No Limite da Glória

 Lady Gaga e Clarence Clemons numa pequena escadaria onde uma luz é vista no topo.

Eu tenho acompanhado Lady Gaga há um bom tempo em sua carreira e ela parece cada vez mais ascendente. Em meio a tanto sucesso, e nesse boom criativo que Gaga parece estar vivendo, qualquer coisa que Gaga faça é motivo de notícias e reboliço entre os fãs. Com isso na cabeça, o lançamento de um vídeo como The Edge Of Glory seria no mínimo decepcionante. 

Quando ouvi a música, imaginei que devido ao título da canção o vídeo carregaria uma mensagem iluminista pesada por trás de habituais símbolos completamente difíceis de interpretação.  Antes do final do clipe eu já havia captado o conceito exprimido ali com apenas um simples e óbvio símbolo: a escada. 

sábado, 4 de junho de 2011

Inicio

Estrela de oito pontas, símbolo também conhecido como Estrela de Ishtar. Ishtar era uma deusa adorada na antiga babilônia (Séc. III A.C.), e seus atributos eram a fertilidade, a guerra e a prostituição sagrada. Seus cultos eram basicamente festas pagãs na primavera.

Os símbolos, suas aplicações e seus significados são variáveis e amplos. Um símbolo pode ser entendido como "bom" ou "ruim", tudo depende muito do contexto geral em que se encontram. Símbolos estão em todos os lugares, em todas as formas e representando coisas diferentes. Eles são usados em todas as áreas da vida para expressar uma idéia ou para ilustrar uma metáfora. Os símbolos permeiam nosso inconsciente e a visualização deles atinge diretamente a nossa mente inconsciente. Um símbolo pode ser uma imagem, uma frase ou uma palavra contanto que seu significado seja de ampla interpretação. É possível encontrar símbolos em padrões repetitivos de imagens e de temas na cultura popular. A cultura popular é um reflexo de uma padronização comum. Isso se torna complicado quando o assunto são temas ocultos na mídia, como esoterismo, religiões de mistério e controle mental. Chamem-me de conspiracionista se quiserem, mas tudo isto está relacionado e evidências dessas coisas estão por aí e aos montes. Então qual a ligação entre controle mental, ocultismo e a cultura popular/entretenimento midiático?